Minamel

 

Todos os méis são líquidos quando produzidos pelas abelhas, mas, por serem soluções supersaturadas de glicose, quando armazenadas em temperaturas abaixo  da  temperatura  média  da  colmeia  (37°C),  tendem a cristalizar espontaneamente, porém esse fenômeno não altera a natureza do mel.

Então, sim! É normal o mel cristalizar e podemos dizer que isso acontece quando o mel deixa a sua forma líquida e fica com uma textura mais consistente e dá a impressão de estar cheio de cristaizinhos.

Porque o mel cristaliza? 

Essa cristalização varia de acordo com vários fatores, como a concentração de açúcares, o teor de água na sua composição natural, a procedência floral do néctar, o manuseio durante seu processamento, bem como as condições de estocagem.

A cristalização do mel é um processo natural e diversos fatores influenciam na velocidade de cristalização, a origem floral, os grãos de pólen dispersos no mel, o percentual de umidade natural do mel, as condições climáticas de armazenamento, a origem geográfica, entre outros fatores. Dependendo desses fatores, o mel pode cristalizar entre um mês a 5 anos.

Alguns méis nunca cristalizam, outros cristalizam de maneira lenta, ou de maneira rápida. A cristalização do mel consiste na separação da glicose, que é menos solúvel que a frutose, e consequente formação de hidratos de glicose. Quando o mel cristaliza, observam-se mudanças na sua coloração. Esse  processo  altera  a  aparência  do  mel  de  líquido  para  cremoso (cristalizado), com formação de cristais sem alterar suas propriedades.

Dá para consumir o mel cristalizado? 

Sabemos que a aparência pode ser um pouco incomum, mas garantimos que é muito gostoso! E temos a certeza que mesmo assim, cheio de cristais, ele é purinho!

Separamos algumas dicas de como usar o mel nesse estado:

Comer com pão ou na torrada, o mel cristalizado tem uma textura consistente, fazendo uma pastinha que fica uma delícia.

Utilize o mel nas suas receitas, aproveite e substitua o açúcar. Com certeza mel é muito mais saudável.

Use como esfoliante natural para sua pele, ele ajuda deixar ela cada vez mais linda, sabia disso?

Sem falar que você pode ajudar várias pessoas com essa informação. Aliás, fazer o bem não tem preço, não é!

É possível o mel voltar ao estado líquido?

Se você não gostou de consumir o mel cristalizado , sem problemas,  existe sim uma forma bem prática de voltar ao estado líquido do mel sem precisar descartar:

Coloque o seu pote de mel em banho-maria a 45ºC

Espere por 15min

Dica: A agitação manual do pote, pode tornar esse processo mais rápido!

Prontinho, seu mel voltará ao estado líquido! Hora de aproveitar da maneira que você mais gosta!

Uma última coisa, não faça esse processo no micro-ondas, pois pode alterar as propriedades do mel. 

Se ficou qualquer dúvida sobre o assunto, estaremos sempre dispostos a lhe atender e responder qualquer questão. Nos envie uma mensagem pelo site ou nas nossas redes sociais.

Minamel e os Cookies: esta página utiliza cookies para personalizar anúncios e melhorar sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

x Fale conosco +55 48 3462 1020
Onde estamos Rua Linha Três Ribeirões, 583 Bairro Liri –
Içara – SC Caixa Postal: 102 CEP - 88820-000